Dia do Meio Ambiente - Projeto supera expectativas

Publicado em 11/06/2012 às 11h20

Estar com a comunidade escolar, sentir o interesse, a participação ativa, o empenho dos educadores e coordenadores e o apoio da direção nos mostra que estamos no caminho certo.

A OAB Mauá possui firme propósito em ampliar as ações de cidadania,  orientação jurídica e vocacional, palestras sobre interesses da comunidade, campanhas de conscientização, projetos educacionais que visem a valorização do ser humano e a paz social.

Um dos projetos que vem desenvolvido desde o início desta gestão – OAB Vai à Escola - mostra-nos resultados surpreendentes em termos de  receptividade  em  prol  da educação.

Sobre o Dia do Meio Ambiente fizemos eventos em praça pública (2010/2011), contamos com a participação da Banda Lyra de Mauá, da Orquestra de Violeiros de Mauá, da Guarda Infanto Juvenil, dos Escoteiros e dos Policiais do 30º Batalhão, distribuímos mudas, cartilhas  educativas, promovemos a conscientização através de faixas nos faróis.

Neste ano promovemos o I Concurso de Redação, plantio de árvores, distribuição de mudas e de cartilhas (Planeta Sustentável).

Foram ainda exibidos dois vídeos – “Rio Tietê” e ”Conscientização Ambiental”, textos, pesquisa  e diagramação da Dra. Ana Maria Stoppa – Diretora de Cultura e Eventos, idealizadora deste projeto, bem como do evento, a quem coube conduzir as solenidades.      

Sempre que houver a oportunidade a OAB estará presente junto à comunidade.

Nossa intenção é estar presente em outras escolas, de fazer este evento em toda a cidade, porém seria impossível.

“A semente está lançada, quem sabe no próximo ano possamos ampliar este projeto”, salientou o Presidente Dr. Roberto Carlos Ortiz quando da abertura do evento, no período da manhã, na EE Profa. Irene da Silva Costa, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, quando compareceu com a Secretária Geral da Subseção Dra. Marisa Galvano.

A Subseção conta com a parceria de duas grandes escolas estaduais do município: EE Professora  Irene da Silva – Diretora Profa.  Hilda de Jesus Costa e EE Olavo Hansen - Diretor Prof. Wellington Moreira, através  mediadora da primeira, Profa. Olinda de Souza.

No período da tarde, já na EE Olavo Hansen,  o Prof. Wellington recebeu a OAB em um espaço preparado para o o evento, onde foram expostos os cartazes e as redações dos participantes.

De se destacar a participação expressiva dos Coordenadores de ambas as Escolas, bem como dos Professores responsáveis pela seleção das redações, as quais estão publicadas no site da Dra. Ana Stoppa. (Clique aqui).

Ainda no senso de parceria, foram homenageados policiais militares integrantes do 30º BPM, Major Fausto Maurício  Sanches Fernandes, Capitão Dias, pela dedicação em prol da segurança pública da Comarca e os soldados Dimitri Pasotto Ferreira, Maurício Roberto de Oliveira, Fabiano Pereira Lima e Bryan Cândido Oliveira, pela dedicação em prol da segurança pública prestada para a comunidade através da ronda escolar.

O Engenheiro Florestal Claret, ambientalista de longa data, responsável pelo Setor de Parques e Jardins do Município, fez uma palestra e, em conjunto com os alunos e convidados, realizou o plantio de uma árvore em cada Escola, espécie Caesalpinia echinata ( pau-brasil).

Claret, ao falar sobre o evento, destacou a importância de se criar um projeto para reciclar com eficiência o lixo orgânico explicando que erroneamente nos centros de distribuição as sobras de frutas, verduras e legumes são descartadas com o lixo comum, quando deveria haver um programa que retornasse os resíduos para o produtor para que fossem transformados em adubo – mais eficiente que o químico com a vantagem de não saturar a terra.

Alunas da EE Olavo Hansen apresentaram um desfile de bolsas confeccionadas com jornal, caixas longa vida e outros materiais recicláveis.

O interesse da comunidade escolar, a receptividade, a qualidade dos cartazes, maquetes, as redações classificadas e demais trabalhos preparados pelos alunos alusivos ao tema, coordenados por seus Professores e Diretores, revelaram a dedicação e interesse pelo tema, o que vem de encontro aos propósitos da Diretoria da OAB Mauá.

Categoria: 2012

voltar para Notícias

left show normalcase tsN fwB|tsN fwR uppercase left show|show fwR uppercase tsN left|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|c05 fwR tsN uppercase|b01 normalcase bsd c05|content-inner||